Não se venda...



 Há alguns dias tenho passado alguns bons momentos com Deus, e isso me fez refletir, o que faz as pessoas trocarem Jesus por outras coisas? Certamente existe uma lista quilométrica com as respostas para essa pergunta, afinal, quantos de nós nunca caímos? Claro que todos nós em algum momento da nossa caminhada encontramos alguns obstáculos que nos fazem retroceder, ainda que por pouco tempo, mas isso é um fato, a bíblia mesmo nos afirma “que todos pecaram” e também pecarão.

Mas não é sobre pecado que eu quero falar, e sim sobre algo um pouco mais triste, quero falar sobre “vender a primogenitura”. Primogenitura é o direito de ser o herdeiro da família, no passado reservado somente ao filho primogênito.

Outro dia me recordei do texto que está em gênesis (cap 25. vs 27- 34) , onde relata a história de dois irmãos, um deles chamado Esaú que acaba vendendo a sua primogenitura para o seu irmão Jacó, e como se isso não fosse o bastante, ele vende por um prato de lentilhas, isso mesmo um prato de lentilhas. Confesso que quando li esse texto pensei, “Eca, que burro vender o seu direito da herança familiar por um prato de lentilhas!”, talvez se você for muito pobre e vegetariano isso até pareça um bom negócio para você, mas o que a história quer nos mostrar é algo um pouco mais profundo do que um prato de lentilhas e o direito de ficar com as coisas do pai, quando estive me perguntando, “Deus como alguém pode vender algo tão importante por um prato de lentilhas?”, e de repente veio a resposta; o que na verdade fez Esaú vender o seus direito à herança, foi  o IMEDIATISMO, na verdade ele não quis esperar para cozinhar algo para si e por isso se vendeu por tão pouco, já que a bíblia mesmo relata que Esaú era um exímio cozinheiro, pois quando seu pai Isaque estava para morrer, pediu que Esaú cozinhasse um cordeiro para que ele comesse (Gn 27.3-4) , e essa é parte da história que muitas vezes passa desapercebida. Esaú sabia cozinhar mas ele não queria esperar até que seu prato estivesse pronto, então naquele momento de fome depois de um dia de trabalho duro, Esaú vendeu a sua herança por um prato de lentilhas. Mas isso não foi um fato isolado dos tempos remotos encontrados em Gênesis, ainda hoje o imediatismo nos faz vender nosso direito às promessas divinas.

Parece que o imediatismo faz parte da natureza humana e desde cedo se manifesta em nós, das maneiras mais variadas possíveis, e mais cedo ou mais tarde (normalmente cedo até demais) o imediatismo nos faz desistir de tudo o que é mais valioso para nós. Seja como for que esse imediatismo se manifeste, seja através daquele relacionamento que nós pensamos que está na hora de acontecer, já que parece que orar pra saber a vontade de Deus vai demorar muito, e ainda pode ser que a resposta seja não, então nós vendemos o plano que Deus tinha para nós.

O imediatismo nem sempre é tão explícito, muitas vezes é nas pequenas coisas que ele aparece, seja quando queremos dirigir sem ter habilitação ou idade para tal, seja quando queremos abraçar o primeiro emprego que aparecer mesmo sabendo que no fundo esse emprego nos afastará de Deus.

Mas nem sempre o imediatismo aparenta nos afastar de Deus, algumas vezes parece que vai nos aproximar de Deus, isso acontece quando estamos na igreja há algum tempo e achamos que estamos prontos para fazer tudo, para se envolver em todos os ministérios, estamos prontos para casar, para pregar, enfim, para tudo. O imediatismo muitas vezes sussurra em nossos ouvidos para fazermos a coisa certa, só que no tempo errado, e não se esqueça a coisa certa no tempo errado, é a coisa errada.

Como a bíblia nos adverte “há caminhos para o homem que parecem corretos, mas no fim são caminhos de morte” (Pv 14.12), nós devemos prestar muita atenção, pois muitas vezes tomamos o lugar de Deus e queremos decidir o tempo das coisas, já que parece muitas vezes que o tempo dEle demora mais para passar, e acabamos por vender nossas promessas e principalmente, nossa salvação.

Então fique atento, não se venda por impulsos imediatistas, mas antes consulte a Deus para tomar suas decisões, já que temos um Deus-Pai que fala e ouve, devemos desfrutar o dom maravilhoso de sermos seus filhos e tirar todas as nossas dúvidas com Ele, amém?

Por www.artureosemergentes.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...