O sol voltou a brilhar

O sol ainda nem havia despontado, no horizonte. Ao longe ele ouvia o galo cantar.

Sentou-se na cama e pôs-se a meditar na vida que levava. Todo dia a mesma coisa: tristeza, solidão, angustia… Sentimentos que ele conhecia como ninguém.

Muitos anos haviam passado desde que fora acometido por aquela terrível e amarga doença, ficara cego!

Bartimeu, já estava apagando de sua mente algumas lindas imagens que fazem parte do dia-a-dia de qualquer um: o brilho do sol no horizonte, o colorido das flores, as belas noites estreladas…

Os amigos o abandonaram. Já não tinha o convívio dos parentes, e até dos familiares mais chegados. Ele havia se tomado um estorvo, um peso. Respeito e dignidade não mais conhecia.

Levantou-se, vestiu-se, tateou até encontrar a bengala. Tomou a capa, sua fiel companheira que o protegia do sol e da poeira das ruas de Jericó. Ficou pensando de como teria de enfrentar o mesmo tédio de sempre à beira do caminho, esmolando.

Saiu de casa sentindo os primeiros raios de sol.

Já em seu posto de trabalho, na principal rua da cidade, inicia o dia: uma esmola pelo amor de Deus! Para um pobre cego! E seguia repetindo a mesma frase por incansáveis vezes, até que sentia alguma moedinha em sua mão. Não se sentia mais humilhado, era seu único meio de ganhar a vida.

Muitas vezes era motivo de chacota dos transeuntes, ninguém lhe dava um bom-dia ou se importava com sua sorte. Outros já haviam acostumados com sua presença ali. E diziam entre sussurros: “O ceguinho chegou, coitado.”

Bartimeu, no entanto, percebeu que havia algo diferente naquele dia. O tráfego de pessoas parecia ter aumentado.

Que estaria para acontecer?Indagou de um menino que ia passando:

- Oh, menino, que está havendo por aqui?
- O senhor não sabe ainda? É que o povo soube que Jesus, aquele profeta de Nazaré e que tem feito muitos milagres, está vindo para cá e todos querem vê-lo.

- Que milagre ele tem feito?

- Dizem que ele é o Messias tão esperado pelos judeus. Alguns falam que ele já curou muitas pessoas, libertou endemoniadas e até ressuscitou mortos!

O coração de Bartimeu sentiu algo diferente naquele momento, começou a agitar-se. Quem sabe esse Jesus, poderia fazer um milagre em sua vida, se era tão assim tão usado por Deus? Pensou, buscando esperança em sua alma.

- E quando ele virá? Perguntou.

- Logo, logo, e vai passar por aqui. Seria melhor o senhor se afastar, pois grande é a multidão que o acompanha de todos os lados. Afaste-se logo, pois poderá se machucar.

Bartimeu agitou-se mais ainda. Encontraria alguém que o conduzisse até o profeta?

- Menino, oh, menino!

Mas o menino não estava mais lá.

Uma enorme frustração invadiu sua alma, maldisse mil vezes sua sorte. Foi quando começou a ouvir o burburinho da multidão que se aproximava.

Gritos ecoavam…. - É Jesus, o nazareno! Pressentiu naquele instante que precisava fazer alguma coisa.

Jesus estava cada vez mais próximo. Bartimeu reuniu todas as suas forças, e gritou com todas as forças de seu pulmão…

- Jesus, filho Davi, tem misericórdia de mim!!!

E nada aconteceu! Gritou mais forte.

- Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!!!

Alguém na multidão mandou que ele calasse:

- Cala a boca, ceguinho o mestre não vai te ouvir.

De repente a multidão parou… Jesus olhando em direção a Bartimeu falou aos que estavam ao seu lado: -Trazei-o até aqui.

Alguém correu até Bartimeu dizendo:

-Tem bom ânimo! Levanta-te. Jesus te chama.

Bartimeu foi então conduzido até Jesus.

- O que queres que te faça? Disse Jesus olhando com compaixão em direção a Bartimeu.

- Mestre, que eu tome a ver! Sua voz saiu quase que inaudível.

Então Jesus, cheio de amor, disse: - Vai, a tua fé, te salvou!

Imediatamente Bartimeu voltou a enxergar e a primeira pessoa que pode contemplar, foi Jesus. Quanta alegria e quanto júbilo foi poder ver o rosto amoroso do Salvador!

A grande multidão que testemunhara o milagre ficou perplexa e eufórica, glorificava a Deus em altas vozes.

Bartimeu, ex-cego e agora seguidor de Jesus, testemunhava em todos os lugares do amor e do poder de Deus.

O sol voltou a brilhar, o mundo era mais colorido, humilhação não mais existia agora Bartimeu era conhecido e aclamado como aquele em que o poder de Deus foi revelado.

Bartimeu estava esquecido, humilhado à margem da vida, remoendo a dor e a doença, de uma vida de trevas e escuridão; buscava uma luz, e encontrou Jesus, a luz do mundo.

Ele não deixou que Jesus passasse, pelo contrário, atirou-se com toda força ao seu encontro e recebeu a bênção. Agora era um novo homem, vivendo uma nova vida, cheia de luz.

Muitos têm passado por situação semelhante à deste ex-cego: situação de abandono, humilhação, desesperança e escuridão.

Hoje o sol pode voltar a brilhar em sua vida, saiba que Jesus importa-se muito com você e por amor, somente por amor, Ele quer oferecer-lhe uma nova visão, com um novo coração e uma nova vida.

Aceite Jesus como teu Salvador e o sol voltará a brilhar também para você.


Por Francisco Nascimento / pregacoesfn.wordpress.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...