Tito, o consolador

“Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.”

II Coríntios 7:5,6

A obra de Deus para ser realizada sempre é composta de homens e mulheres valorosos. Homens que fazem a diferença, que são destacáveis por várias qualidades, sobretudo, por ter um coração de servo. Está ao lado do outro, para levar a carga. São aqueles que não medem esforços, sacrificam-se, renunciam a tudo para que o reino de DEUS seja engrandecido e Deus glorificado.

Para o apóstolo Paulo, Tito, era um homem muito especial, uma figura estratégica, um irmão com quem poderia contar para debelar algum atrito, um problema a ser resolvido. Uma liderança incontestável, que apaziguava os ânimos e colocava em ordem as igrejas que estavam em dificuldades. “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusessem em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi.” Tito 1:4,5

A somatória das virtudes de Tito vai desde um caráter ilibado, até a moral cristã reconhecida e respeitada por todas as igrejas que pastoreou. E olhe que não foram poucas: Corinto, Creta, Nicópolis, Dalmácia, e outras não mencionadas. Da macedônia à ilha de Creta, distâncias grandes de uma cidade para outra. “Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo. Manifestai, pois, perante as igrejas, a prova do vosso amor e da nossa exultação a vosso respeito na presença destes homens.” II Coríntios 8:23,24

Um homem de destaque, o que importava era servir, e não só servir, mas servir bem. O amor que ele devotava à obra era sem dúvida para glorificar ao Deus a que tanto amava. “Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.” II Coríntios 8:16,17

A ética pastoral de Tito é destacada pelo apóstolo Paulo que via em seu comportamento a imitação de suas próprias virtudes. “Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?” II Coríntios 12:18

Dentre as muitas qualidades de Tito, uma se destacava: ele era um bom amigo e um consolador, alguém que sempre estava pronto para ajudar, levantar os ânimos, alegrar a alma. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” PV 17:17

O apóstolo Paulo expressa o valor que Tito tinha, e o que ele representava para sua vida e ministério. “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.” II Coríntios 2:12,13

Foi no tempo de grande necessidade que Paulo passava, que Tito, seu amigo e companheiro se torna um consolador para fortalecer a alma desse amado apóstolo. “Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.” II Coríntios 7:5,6

AS LUTAS DE UM HOMEM DE DEUS.

“…lutas por fora…”

Paulo externa seus sentimentos mais profundos, falando das perseguições infringidas por inimigos de seu trabalho missionário, falava a respeito dos incrédulos tentando impedi-lo na pregação das boas novas. Também judeus que o seguiam procurando destruí-lo em seu ministério, os judaizantes e outros elementos contraditórios na própria igreja de Corinto.

“Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.” II Coríntios 11:24-27

“…temores por dentro.”

“ Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?” II Coríntios 11:28,29

Estão aqui às perturbações na alma, as setas do diabo que atormentava o servo de Deus promovendo angústias, tristezas, ansiedades, solidão e abandono, desfalecimentos, preocupações, ameaças e muitas pressões.

De todas as lutas na alma que passamos, a pior delas é o temor que nos atormenta, produzindo em nós, sentimentos de fracasso, de insegurança, de dúvidas. “ Meu Deus, será que pequei contra ti? Será que pequei contra meu irmão? Será que estou fazendo as coisas certas?” Um temor me impede de prosseguir, de tomar decisões. Temor de fracassar, temor de achar que Deus pode não está comigo. Oh, medo cruel que abala meu coração tentando destruir a minha fé.

O salmista declara a sua firme fé em Deus, quando assaltado por essa seta do inferno: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Salmo 27:1

Para o apóstolo João o medo só se estabelece quando não temos convicção do amor de Deus sobre nós. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” I João 4:18

São de Paulo essas palavras valiosas. “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” II Cor 4:8-10

O VALOR DE UM CONSOLADOR.

“Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.”

Tito representa os pessoas que Deus usa para consolar os abatidos e aflitos de alma. É uma palavra, uma visita, ou simplesmente um abraço, um olhar, um sorriso, uma lágrima derramada juntamente com os que estão sofrendo, pode ser uma carta, um e-mail. Algo que signifique: espera em Deus, estou com você, você não está sozinho, conte comigo. “Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.” Jó 6:14

DEUS O NOSSO CONSOLADOR.

“Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.”

Deus é o principal consolador que vê nossas debilidades e vai em nosso socorro, usando instrumentos, ações que muitas vezes não percebemos, pois o Amado trabalha em secreto. Sua ação é real, mas quase imperceptível aos olhos humanos.

“Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.” Oséias 11:3,4

Deus sempre envia consoladores para nos consolar nos momentos mais difíceis. È um amigo, um companheiro, um conhecido, ou alguém que você nunca viu, que nos ampara nos momentos mais difíceis. Que tem uma palavra, uma comida e bebida dos céus.

Os consoladores são mensageiros de Deus que nos dizem: não acabou você precisa caminhar mais, levanta teus olhos, vá em frente, ser forte, ser forte, homem mui amado. Deus está contigo, Deus está contigo!!!

Homens de Deus receberam anjos consoladores para lhes fortalecerem em tempos de angústias e perseguições.

Daniel recebeu um anjo consolador quando angustiado, esperava uma resposta de Deus que estava demorando. Dn 10:16-19 Elias recebeu de Deus um anjo quando desejava morrer no deserto, e depois Deus deu outro consolador um discípulo (Eliseu) que não se apartava dele nem quando ele mandava. I Reis 19:4-7,19

Josué recebeu um anjo guerreiro para o livrar de seus inimigos. Js 5:13-15 Gideão, quando perseguido pelos medianitas, foi fortalecido com a força para lutar as guerras do Senhor. Juízes 6:11,12

Jesus quando angustiado recebeu a visita de um anjo consolador, no monte das Oliveiras. Lucas 22:43

Ana, mãe de Samuel, recebeu uma palavra profética de um sacerdote, uma consolação que veio através de palavras de ânimo e fé: “Deus está contigo, Ele vai dar o que você está querendo, vai para casa e espera nele. Receba a bênção!” I Samuel 1:9-18

JESUS O NOSSO CONSOLADOR.

“O ‘Parákletos’ no grego significa alguém chamado para ficar ao lado e ajudar; portanto um consolador.

Paráclito também é traduzido para ‘advogado’ em I João 2:1. Cristo é o paráclito diante do pai quando o cristão peca. É ele que intercede dia e noite por nós para nos livrar de todos os males e nos manter firmes até o dia da glória. ” Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25 (Scofied)

O ESPÍRITO SANTO NOSSO CONSOLADOR.

Foi Jesus que prometeu aos seus discípulos outro consolador, outro paráclito, que estaria sempre ao nosso lado para nos ajudar e nos fortalecer em todas as horas difíceis que passaríamos. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” João 14:16,17

“…Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26

O Espírito Santo é o Paráclito que habita no cristão a fim de ajudar em sua ignorância e incapacidade, e ajudando-o a orar intercessoriamente pela obra e pelas ovelhas. ( Rm 8:26,27)

Que nesses tempos, sejam levantados muitos homens e mulheres com as mesmas virtudes de Tito, que sirvam com amor a obra de Deus. Que estejam ao lado do abatido e do aflito, para consolar, animar e fortalecer. Para profetizar esperança e fé, dizer ao necessitado: ainda há esperança, ser forte, ser forte! Continue, eu estou do teu lado, conte comigo, você não está sozinho nessa batalha!

Homens que tragam paz, alegria e força onde passam, e sirvam de grandes exemplos de fidelidade e amor a obra de Deus.

Você foi chamado para fazer a diferença!!!

Pr Francisco Nascimento / pregacoesfn.wordpress.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...